quarta-feira, 5 de março de 2008

Material para aula de arte de quinta-feira 05/03

Olá alunos.

Lembrem que amanhã terá aula sobre perspectiva e sombreamento de desenhos.

Materiais a serem levados: lápis 6B, esfuminho e caderno de desenho.

Quem possuir materias diferentes poderá também levá-los: caneta nanquim, giz de cera pastel, lápis carvão, etc.


Tenham um ótimo dia.


Para descontrair!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Caravaggio


Michelangelo Merisi da Caravaggio (29 de Setembro de 1571 – 18 de Julho de 1610) foi um artista Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília entre 1593 e 1610. Ele é normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante.

Mesmo quando ainda vivo, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante, e perigoso. Ele surgiu na cena da arte romana em 1600, e depois disso nunca lhe faltaram comissões ou patronos, porém ele lidou com seu sucesso atrozmente. Uma nota precocemente publicada sobre ele, datada de 1604 e descrevendo seu estilo de vida três anos antes, descreve como "após uma quinzena de trabalho, ele irá vagar por um mês ou dois com uma espada a seu lado e um servo o seguindo, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em uma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo." (Floris Claes van Dijk, contemporâneo de Caravaggio em Roma em 1601). Em 1606 ele matou um jovem durante uma luta e fugiu de Roma com a cabeça a prêmio. Em Malta, em 1608, ele envolveu-se em outra luta, e mais outra em Nápoles em 1609, possivelmente um atentado premeditado contra sua vida por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, ele estava morto.

Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o ministério de Jesus que aconteceu exatamente entre pescadores, lavradores e prostitutas.

Caravaggio levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta fisgada morta do rio Tibre para pintar a Morte da Virgem.


Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma.

A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombras e luz é uma das coisas mais marcantes em seus quadros que de certa forma nos atrai para dentro da cena como fica bem demonstrado pela A Ceia em Emmaus. Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou recebeu um nome específio: tenebrismo.

No fim do Renascimento os grandes mestres como Michelangelo Buonarroti (este sim aquele que todos chamamos de Michelangelo) caminhavam para uma visão mais obscura e realista das escrituras sagradas como se vê principalmente nos quadros A Conversão de São Paulo e a Crucificação de São Pedro, ambos de Michelangelo.

Caravaggio pintou versões próprias destes quadros que servem bem para exemplificar como ele foi capaz de igualar, senão superar seus mestres:

No dia 10 de Novembro de 2006, um quadro do pintor foi encontrado na coleção da Rainha Elizabeth II de Inglaterra e autenticado depois de ser submetido a uma análise tecnica de seis anos para ser considerado original. Até então era considerado uma cópia.

Natally e José
2º "EM" B

S2

Anônimo disse...

Tintoretto,como era conhecido Jacopo Robusti (Veneza c. 1518 - 31 de Maio de 1594), foi provavelmente o último grande pintor da Renascença Italiana. Por sua energia fenomenal em pintar, foi chamado Il Furioso, e sua dramática utilização da perspectiva e dos efeitos da luz fez dele um dos precursores do Barroco. Seu pai, Battista Robusti, era tintore (tingia seda), o que lhe valeu o apelido.

Tintoretto começou ajudando o pintor Schiavone, seu amigo, a decorar paredes. Na sequência conseguiu encomendas para seu próprio trabalho. Seus dois primeiros trabalhos foram murais descritos como A Festa de Balthasar e Carga de Cavalaria, sem maiores notícias. Seu primeiro trabalho a ter repercussão foi um retrato dele e seu irmão com um efeito noturno, como os anteriores também perdido. Uma das pinturas iniciais ainda existentes está na igreja de Carmine, em Veneza, a Apresentação de Jesus no Templo. Em São Benedito estão A Anunciação e Cristo e a Mulher de Samaria. Para a Escola da Trindade (na verdade um hospital e asilo em Veneza) ele pintou quatro passagens do Gênesis, duas delas, Adão e Eva e Morte de Abel, atualmente na Academia Veneziana, mostram um trabalho nobre de alta maestria, que não deixam dúvidas que Tintoretto nessa época já era um pintor consumado, um dos poucos que conseguiram reconhecimento sem um aprendizado formal.

ref. bibliograficas:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tintoretto#Obras
Mayara e Lauro-2° ano B

Anônimo disse...

O professor!
Me fala uma coisa1
Onde que eu acho a biografia daquele carinha lá!

"Ismail Nery"?!?!?!?!


Procurei no Google e tals, e não achei, nem na Wikipédia!
Sei lá!
Manda um e-mail ae pra mim...
Ou me add no msn "coca_racional@hotmail.com"

Abraço!
André Morais

Dia : 13/03/08 às 22:09 hrs

Anônimo disse...

Ramón!
Acho que eu achei!
Mais é "Ismail" ou "Ismael"?!?!

Se for Ismael eu achei!
Pintor surrealista brasileiro certo?!?

Me responda aé faça o favor!
;D
coca_racional@hotmail.com

Abraço...
André Morais

13/03/08 às 22:15

Anônimo disse...

professor quero que me responda se
Neoclassicismo é a msm coisa que pintura academica?