segunda-feira, 10 de março de 2008

Conteúdo para aula de informática

Olá alunos.


Para a aula de Informática dessa semana eu gostaria que vocês pesquisassem sobre alguns nomes da arte barroca.
Como deveremos proceder com nossa pesquisa:
  1. Cada um dos alunos deve escolher 1 (um) entre os seguintes artistas: Tintoretto, Caravaggio, El Greco, Rembrandt ou Velásquez.
  2. Você deverá pesquisar algo sobre a biografia do artista que você escolheu.
  3. Você deverá pesquisar no mínimo três grandes obras sobre o artista escolhido. Logo abaixo do seu texto de pesquisa, deixe o endereço completo do site em que você encontrou as imagens pesquisadas para que eu possa anexá-las ao seu texto no blog.
  4. Não esqueça de sitar todos os sites que você usou em sua pesquisa on-line e mostre também o data e a hora em que você visitou o site.

Observações: Moçada, como são artistas muito famosos, vocês encontrarão vários textos sobre suas vidas. Isso é muito bom, mas se enxergarmos por outro lado, veremos que existem uma quantidade enorme de textos simplórios. Para que aconteça um bomo trabalho, pesquise por textos bons, de qualidade e de sites idôneos.

22 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do Blog, mto legal a iniciativa, sucesso para você.

Anônimo disse...

El Greco (1541 - 1614)

Um dos maiores pintores do mundo, tinha o nome de Domenikos Theotokopoulos e nasceu em Creta, mas realizou na Espanha a maior parte de sua obra, onde era conhecido como El Greco. Ele era um mestre do desenho, sua pintura combina a elegância cortesã com fervor religioso. Distorcia intencionalmente as formas para chamar atenção para a qualidade espiritual de uma figura ou de um acontecimento. Seus santos constituem fantásticas criações de sua imaginação. Seus retratos de nobres, entretanto, mostram-se elegantes e realistas.

El Greco deixou Creta apara estudar em Veneza com Tintoretto e outros mestres. Sua obra madura baseia-se na versão veneziana do estilo chamado de Maneirismo, estilo que caracteriza-se pela graça das linhas, formas alongadas e abstratas e cores metálicas com relevos brancos.

Em busca de um patrono, foi para Roma em 1570 e para Toledo, na Espanha, em 1577. O Rei Filipe II, da Espanha, não gostou de seu grande Martírio de São Maurício e o pintor nunca obteve um favor real. Em Toledo, criou uma série de grandes pinturas e retratos religiosos. Sua obra-prima, O Enterro do Conde de Orgaz, foi pintado em 1586. Nela, o desenho realista contrasta com as formas abstratas.

De 1600 a 1614, as pinturas de El Greco tornaram-se quase barrocas na composição, mas na distorção da luz, do espaço e da forma continua completamente pessoal. Algumas de suas obras tiveram grande influência sobre os pintores expressionistas do século XX.

http://www.edukbr.com.br/artemanhas/el_greco.asp

Anônimo disse...

Michelangelo Merisi da Caravaggio (29 de Setembro de 1571 – 18 de Julho de 1610) foi um artista Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília entre 1593 e 1610. Ele é normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante.Michelangelo Merisi da Caravaggio (29 de Setembro de 1571 – 18 de Julho de 1610) foi um artista Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília entre 1593 e 1610. Ele é normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante.


Obra

* Baco (1593-1594) - Uffizi, Florença
* Tocador de Alaúde (1594) - Museu Ermitage, São Petersburgo
* Canastra de Fruta (1595) - Biblioteca Ambrosiana, Milão
* Repouso na Fuga para o Egipto (1595-1596)Obra

* Baco (1593-1594) - Uffizi, Florença
* Tocador de Alaúde (1594) - Museu Ermitage, São Petersburgo
* Canastra de Fruta (1595) - Biblioteca Ambrosiana, Milão
* Repouso na Fuga para o Egipto (1595-1596)

Anônimo disse...

Moiséis

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravaggio

sou o anonimo

Anônimo disse...

Tintoretto

(1518-1594)
_Jacopo Robusti nasceu em Veneza por volta de 1518, filho de um tintureiro de sedas, daí o cognome Tintoretto. Sabe-se que entrou ainda jovem para o ateliê de Ticiano, onde ficou por poucos dias.
_Após pintar afrescos para a Igreja de Santa Maria dell'Orto, recebeu em 1548 a encomenda de decorar a Scuola di San Marco, trabalho que lhe valeu grande fama. Em 1550 casou-se com a filha de um banqueiro e até o fim da vida dedicou-se somente à pintura.
_A obra de Tintoretto está concentrada sobretudo em Veneza, mas seus quadros a óleo escureceram, em parte porque ele não costumava reforçar o branco das telas antes de pintar as cores escuras. Suas obras altamente dramáticas fogem à placidez e regularidade da composição renascentista. A dramaticidade dos quadros de Tintoretto somente pode ser equiparada à sua inesgotável atividade; daí seu outro apelido da época, "Il furioso".
_A partir de 1550, Tintoretto recebeu inúmeras incomendas de procedências diversas. Dessa fase há, entre outros trabalhos, "Adão e Eva" (1550-1553),"Abel e Caim" (1550-1553), "Santo André e São Jerônimo" e "São Jorge e a Princesa", os dois últimos para o Palazzo Ducale. A mais célebre das obras desse período foi "Susana no banho" (1560-1562).
_Em 1564, a Scuola di San Rocco abriu um concurso para a decoração de suas salas e convidou os principais pintores venezianos a participar. A vitória coube à Tintoretto, que além de vencer o concurso, recebeu um contrato para a execução de outras obras. Nessa mesma instituição, o pintor deixou importantes obras como "Crucificação" (1565), "Paixão" (1566), "Cristo diante de Pilatos", "Tentação de Cristo" e a "Ceia".
_Em 1577, Tintoretto começou a decorar o segundo pavimento da escola e executou "O Maná", "Moisés aspergido com a água do regato" e "Adoração da serpente de bronze", para o teto se destaca a "Fuga para o Egito".
_O pintor também executou obras avulsas,como o "Juízo Final" e a "Batalha de Lepanto", que foram destruídas no incêndio que consumiu o Palazzo Ducale de Veneza em 1577. Pra esse palácio concluiu, pouco antes de morrer em Veneza, em 31 de maio de 1594, o monumental "Paraíso", um dos maiores quadros a óleo do mundo.

http://www.arteehistoria.com.br/biografias/tintoretto/tintoretto.htm

Unknown disse...

Michelangelo Merisi da Caravaggio (29 de Setembro de 1571 – 18 de Julho de 1610) foi um artista Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília entre 1593 e 1610. Ele é normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante.
Caravaggio era considerado enigmático, fascinante, e perigoso.
Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o ministério de Jesus que aconteceu exatamente entre pescadores, lavradores e prostitutas.

# Baco (1593-1594) - Uffizi, Florença
# Tocador de Alaúde (1594) - Museu Ermitage, São Petersburgo
# Canastra de Fruta (1595) - Biblioteca Ambrosiana, Milão
# Repouso na Fuga para o Egipto (1595-1596) - Galeria Doria Pamphili, Roma
# A Ceia em Emmaus (1596) - National Gallery, Londres
# Invocação de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma


Karl e Juliana!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravaggio

BeJJo

Anônimo disse...

Caravaggio
Pintor italiano nascido na localidade lombarda de Caravaggio, um dos mais originais da história da arte, que exibiu um realismo deliberadamente cru, desprezando a composição harmoniosa e a beleza ideal para encher seus quadros religiosos de tipos populares e sujos, encontrados nas ruas de Roma. Ao mesmo tempo em que causavam sensação, seus quadros também provocaram escândalo e por várias vezes obras encomendadas por igrejas foram rejeitadas pelos padres. Após muitas telas passou a usar tipos populares como modelos para os próprios personagens bíblicos de suas telas. Em vida e nos decênios seguintes, foi desprezado pelo dominante gosto acadêmico, mas sua influência, sobretudo com o claro-escuro, tornou-se enorme e internacional. Levou vida altamente irregular, repleta de brigas violentas, duelos e prisões, e teve de fugir para a Sicília para escapar a uma condenação certa. Na viagem de volta a Roma, em sua passagem por Nápoles, foi ferido e morreu na praia de Porto Ercole.

Grandes obras:
- Invocação de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
- São Mateus e o Anjo (c. 1602) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
- Baco (1593-1594) - Uffizi, Florença

http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_1784.html

Amanda

Unknown disse...

Olá professor!
Aqui está alguns links sobre a biografia de Velázquez e um comentário sobre uma de suas obras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Velasquez

http://www.pitoresco.com/universal/velazquez/velazquez.htm

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u479.jhtm

Sua obra mais conhecida é AS MENINAS, sendo parodiada por outros artistas, como Picasso.
Esse quadro mostra claramente uma das características mais marcantes do Barroco, o contraste entre claro e escuro.

Anônimo disse...

Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu em 15 de julho de 1606 (tradicionalmente) mas provavelmente em 1607 em Leiden, Países Baixos. Fontes conflitantes afirmam que sua família era formada por 7, 9, ou 10 filhos. Seu pai era moleiro, e sua mãe, filha de um padeiro. Quando criança ele teve aulas de latim e foi matriculado na Universidade de Leiden, embora desde cedo demonstrasse inclinação para a pintura. Pouco depois ele se tornou aprendiz do pintor histórico de Leiden, Jacob van Swanenburgh. Depois de um breve mas importante aprendizado com o famoso pintor Pieter Lastman em Amsterdan, Rembrandt abriu um estúdio em Leiden, dividindo-o com seu colega Jan Lievens. Em 1627, Rembrandt passou a aceitar alunos, entre eles Gerrit Dou.

Em 1629 Rembrandt foi descoberto pelo estadista e poeta Constantijn Huygens, pai de Christiaan Huygens (um famoso físico e matemático neerlandês), que conseguiu para Rembrandt importantes encomendas da corte de Hague. Como resultado desta conexão, o Príncipe Frederik Hendrik foi cliente de Rembrandt até 1646.

Em 1631, Rembrandt havia adquirido tal renome que recebia diversas encomendas de retratos em Amsterdão. Como conseqüência, ele se mudou para a casa de seu agente, Hendrick van Uylenburgh. Esta mudança eventualmente levaria, em 1634, ao casamento de Rembrandt com a prima de Hendricks, Saskia van Uylenburgh. Saskia vinha de uma família abastada (seu pai fora advogado e burgomestre de Leeuwarden). Quando Saskia, a filha caçula, se tornou órfã, passou a morar com sua irmã mais velha em Het Bildt. Saskia e Rembrandt se casaram na igreja local, sem a presença de seus parentes.

Em 1639, Rembrandt e Saskia mudaram-se para uma casa maior em Jodenbreestraat, um quarteirão judeu. Era nesta casa que Rembrandt frequentemente contratava seus vizinhos judeus como modelo para suas cenas do Velho Testamento. Embora vivessem confortavelmente, o casal sofreu vários reveses; seu filho Rumbartus morreu com dois meses de idade em 1635. Uma filha, Cornelia, morreu com três semanas em 1638. Apenas o terceiro filho, Titus, nascido em 1641, sobreviveu até a idade adulta. Saskia faleceu em 1642, pouco depois do nascimento de Titus, provavelmente vítima de tuberculose.

No final da década de 1640, Rembrandt passou a se envolver com Hendrickje Stoffels, inicialmente empregada de sua casa. Em 1654 eles tiveram uma filha, Cornelia, levando à excomunhão de Hendrickje da Igreja Protestante Holandesa por "viver em pecado". Rembrandt não foi intimado a comparecer ao julgamento, pois não era membro da igreja.

Rembrandt vivia além de suas posses, comprando várias obras de arte, gravuras e raridades, o que provavelmente levou à sua bancarrota em 1656. Posteriormente, ele foi forçado a vender a maioria de suas obras, além de sua casa e sua máquina de impressão, mudando-se para um local mais modesto em Rozengracht. Lá, Hendrickje e Titus abriram uma loja de arte para ganhar a vida. Em 1661 Rembrandt foi contratado para completar uma série de pinturas para o recém-construído prédio da prefeitura, mas só pelo fato do artista que havia sido contratado originalmente falecer antes de concluir o trabalho.

Rembrandt sobreviveu a Hendrickje e Titus. Ele morreu pouco tempo depois de seu filho, em 4 de outubro de 1666 em Amsterdan, e foi sepultado em uma cova anônima em Westerkerk.


[editar] Períodos, temas e estilos
É durante o período de Rembrandt em Leiden (1625-1631) que a influência de Lastman pode ser mais sentida. Suas pinturas eram menores, mas ricas em detalhes (por exemplo, em trajes e jóias). Os temas eram em sua maioria religiosos e alegóricos.
Em seus primeiros anos em Amsterdão (1632-1636), Rembrandt passou a pintar cenas bíblicas e mitológicas dramáticas, em alto contraste e formato ampliado. Ele também começou a aceitar encomendas de retratos.
No final da década de 1630, Rembrandt produziu várias pinturas e gravuras de paisagens.
A partir de 1640 seu trabalho se tornou menos exuberante e mais sóbrio em tom, refletindo tragédias pessoais. As cenas bíblicas passaram a derivar-se mais do Novo Testamento do que do Velho Testamento. O tamanho das pinturas diminuiu novamente. A exceção foi a grandiosa Ronda Noturna, seu trabalho mais amplo.
Na década de 1650, o estilo de Rembrandt mudou novamente. Suas obras aumentaram em largura. As cores se tornaram mais ricas, e o pincel mais destacado. Com essas mudanças, Rembrandt distanciou-se de seus primeiros trabalhos e da moda da época, com inclinação cada vez maior para trabalhos mais finos e detalhados. Com o passar dos anos, os temas bíblicos continuaram a surgir, mas com ênfase agora em figuras retratadas com mais intimidade, ao invés de cenas grupais.
Em seus últimos anos, Rembrandt pintou seus auto-retratos mais profundamente reflexivos.

[editar] Obras seleccionadas
1632 A Lição de Anatomia do Dr. Tulp
1640 Auto-retrato.
1642 Ronda Nocturna também conhecido como A Mudança de Guarda da Companhia do Capitão Frans Banning Cocq
1653 As Três Cruzes, gravura em metal.
A lição de Anatomia do Dr. Tulp (1632)
Ronda Nocturna (1640)
Auto-retrato (1642)
As três cruzes (1653)

Wikipédia

bart

Anônimo disse...

Artista escolhindo: Caravaggio.

Nome completo: Michelangelo Merisi da Caravaggio.
Nasceu no dia 29 de Setembro de 1571; Faleceu no dia 18 de julho de 1610.
Nacionalidade: Italiano.
Atuante em Roma, Nápoles, Malta, Sicília entre os anos de 1593 e 1610.
Caravaggio era uma artista considerado enigmático, fascinante e perigoso. Em suas
obras ultilizava rosto de pessoas comuns para retratar Maria e os ápostolos, caracteristica
da arte barroca.
Uma de suas mais importantes características foi retratar o aspecto
mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma. A outra foi a dimensão
e impacto realista que ele deus aos seus quadros.

Algumas de suas principais obras, foram:
Baco -
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dd/Michelangelo_Caravaggio_007.jpg

A Ceia em Emmaus -
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/42/Supper_at_Emmaus_by_Caravaggio.jpg

Invocação de São Mateus -
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a3/The_Calling_of_Saint_Matthew_by_Carvaggio.jpg


Caravaggio foi um artista revolucionário, e muito importante para sua época, com seu estilo
marcante e inovador, vem influenciando muitos artistas até mesmo nos dias de hoje!
Foto de Caravaggio -
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/73/Bild-Ottavio_Leoni%2C_Caravaggio.jpg


Por - Eduardo Felipe Cordeiro - 2EM.

Anônimo disse...

Fonte - Wikipédia

Acessado - Dia 11/03/08 - Às 10:10!

Anônimo disse...

Pintor italiano nascido na localidade lombarda de Caravaggio, , um dos mais originais da história da arte, que exibiu um realismo deliberadamente cru, desprezando a composição harmoniosa e a beleza ideal para encher seus quadros religiosos de tipos populares e sujos, encontrados nas ruas de Roma. Órfão aos 11 anos, transferiu-se para Milão, onde trabalhou no ateliê de Simone Petrazano, um discípulo maneirista de Ticiano. Em Roma, no momento em que o maneirismo fantástico e retórico era combatido pelo classicismo acadêmico, ousou opor-se ao classicismo eclético, aos imitadores de Michelangelo e Rafael e aos adeptos da escola acadêmica de Bolonha. Ao mesmo tempo em que causavam sensação, seus quadros também provocaram escândalo e por várias vezes obras encomendadas por igrejas foram rejeitadas pelos padres. Após muitas telas passou a usar tipos populares como modelos para os próprios personagens bíblicos de suas telas e entre suas obras-primas do pintor, o mais conhecido dos chamados tenebrosi, são os três quadros na igreja de San Luigi de' Francesi, em Roma: Vocação de São Mateus, São Mateus e o anjo e Martírio de São Mateus. Em vida e nos decênios seguintes, foi desprezado pelo dominante gosto acadêmico, mas sua influência, sobretudo com o claro-escuro, tornou-se enorme e internacional. O estilo caravaggista apareceu em numerosos nomes como Ribera, Rembrandt, Georges de La Tour, Le Valentin, Guercino. Levou vida altamente irregular, repleta de brigas violentas, duelos e prisões, e teve de fugir para a Sicília para escapar a uma condenação certa. Na viagem de volta a Roma, em sua passagem por Nápoles, foi ferido e morreu na praia de Porto Ercole.
obras
Obra
Baco (1593-1594) - Uffizi, Florença
Tocador de Alaúde (1594) - Museu Ermitage, São Petersburgo
Canastra de Fruta (1595) - Biblioteca Ambrosiana, Milão
Repouso na Fuga para o Egipto (1595-1596) - Galeria Doria Pamphili, Roma
A Ceia em Emmaus (1596) - National Gallery, Londres
Invocação de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
A Prisão de Cristo (1602)


http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_1784.html


Juliano 11 de março de2008

Anônimo disse...

Opaaa!
Aqui tá o post meu sobre Caravaggio!

Michelangelo Merisi da Caravaggio (29 de Setembro de 1571 – 18 de Julho de 1610) foi um artista Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília entre 1593 e 1610. Ele é normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante.
Mesmo quando ainda vivo, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante, e perigoso.
Caravaggio chegou a ser acusado de usar o corpo de um prostituta para pintar o quadro "A Virgem".
Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou recebeu um nome específio: tenebrismo.

Obras:
- * Baco (1593-1594) - Uffizi, Florença
* Tocador de Alaúde (1594) - Museu Ermitage, São Petersburgo
* Canastra de Fruta (1595) - Biblioteca Ambrosiana, Milão
* Repouso na Fuga para o Egipto (1595-1596) - Galeria Doria Pamphili, Roma
* A Ceia em Emmaus (1596) - National Gallery, Londres
* Invocação de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
* A Prisão de Cristo (1602)
* São Mateus e o Anjo (c. 1602) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
* Martírio de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma
* Crucificação de São Pedro (1600-1601) - Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma
* O Sacrifício de Isaac (1603)
* Conversão de São Paulo (1600-1601) - Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma
* Deposição (1602-1604) - Igreja Nova, actual Igreja de Santa Maria della Vallicella, Vaticano
* Nossa Senhora do Rosário (1607) - Museu de História da Arte, Viena
* Sete Obras de Misericórdia (1607) - Pio Monte della Misericordia, Nápoles
* Degolação de Baptista (1608) - Catedral da Valletta, Valletta, Malta
* Ressurreição de Lázaro (1608-1609) - Museu Nacional, Medina


http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravaggio


FarôÔ Ramón
André Morais

Anônimo disse...

Pintor maneirista de origem grega que viveu em Espanha em finais do século 16 e princípios do século 17.
Nasceu em Dito, Cândia [Eraklion], na ilha de Creta, em 1541;
morreu em Toledo, Espanha, a 7 de Abril de 1614.
Após a sua morte, alguns artistas, incluindo o seu filho, realizaram cópias dos seus trabalhos, mas de muito pouca qualidade. A sua arte era demasiado pessoal para poder sobreviver, até porque o novo estilo Barroco começava a impor-se com Caravaggio e Carracci.

Entre os retratos, pintou em torno de 1580 um dos mais conhecidos, "Homem com a mão no peito". Trata-se de um personagem melancólico e sereno, com grande expressividade no rosto e nas mãos, predominando os tons escuros. Entre 1586 e 1588 pintou seu quadro mais célebre, "Enterro do conde de Orgaz", para a Igreja de São Tomé, em Toledo, baseado em uma lenda toledana segundo a qual o próprio santo Agostinho e santo Estevão haviam comparecido ao enterro do senhor de Orgaz, virtuoso cavaleiro cristão. O quadro divide-se em duas cenas: uma terrena e outra divina.
Entre as séries religiosas de El Greco destaca-se a dos "Apostolados" (1602 - 05) para a sacristia da Catedral de Toledo. Morreu em 7 de abril de 1614.

Site pesquisado:http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=234
http://www.arqnet.pt/portal/biografias/greco.html

Site visitado as 9 horas e 51 minutos!!!
Thiago,2EM B!
Abraço professor...
;D

Anônimo disse...

Pintor italiano nascido na localidade lombarda de Caravaggio, , um dos mais originais da história da arte, que exibiu um realismo deliberadamente cru, desprezando a composição harmoniosa e a beleza ideal para encher seus quadros religiosos de tipos populares e sujos, encontrados nas ruas de Roma. Órfão aos 11 anos, transferiu-se para Milão, onde trabalhou no ateliê de Simone Petrazano, um discípulo maneirista de Ticiano. Em Roma, no momento em que o maneirismo fantástico e retórico era combatido pelo classicismo acadêmico, ousou opor-se ao classicismo eclético, aos imitadores de Michelangelo e Rafael e aos adeptos da escola acadêmica de Bolonha. Ao mesmo tempo em que causavam sensação, seus quadros também provocaram escândalo e por várias vezes obras encomendadas por igrejas foram rejeitadas pelos padres.
Após muitas telas passou a usar tipos populares como modelos para os próprios personagens bíblicos de suas telas e entre suas obras-primas do pintor, o mais conhecido dos chamados tenebrosi, são os três quadros na igreja de San Luigi de' Francesi, em Roma: Vocação de São Mateus, São Mateus e o anjo e Martírio de São Mateus. Em vida e nos decênios seguintes, foi desprezado pelo dominante gosto acadêmico, mas sua influência, sobretudo com o claro-escuro, tornou-se enorme e internacional. O estilo caravaggista apareceu em numerosos nomes como Ribera, Rembrandt, Georges de La Tour, Le Valentin, Guercino. Levou vida altamente irregular, repleta de brigas violentas, duelos e prisões, e teve de fugir para a Sicília para escapar a uma condenação certa. Na viagem de volta a Roma, em sua passagem por Nápoles, foi ferido e morreu na praia de Porto Ercole.

Vinicius.
2EM B
Fonte Wikipedia, http://biografias.netsaber.com.br/

Anônimo disse...

El Greco foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem. Nasceu em Creta, que naquela época pertencia à República de Veneza, e era um centro artístico pós-bizantino. Treinou ali e tornou-se um mestre dentro dessa tradição artística, antes de viajar, aos vinte e seis anos, para Veneza, como já tinham feito outros artistas gregos, mudou-se para Roma, onde abriu um ateliê e executou algumas séries de trabalhos. Durante sua permanência na Itália, enriqueceu seu estilo com elementos do maneirismo e da renascença veneziana.

Obras:
A Ascensão da Virgem (1577–1579, óleo sobre tela, 401 × 228 cm, Art Institute of Chicago) foi uma das nove pinturas que El Greco realizou para a igreja de São Domingo o Velho em Toledo, sua primeira encomenda na Espanha.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Asuncion_de_la_Virgen.jpg


A Morte da Virgem (antes de 1567, painel em têmpera e ouro, 61,4 × 45 cm, Catedral da Sagrada Morte da Virgem, Hermópolis, Siros) foi provavelmente pintada perto do final do período cretense do artista. A pintura combina estilos pós-bizantinos e do maneirismo italiano, e elementos iconográficos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Dormition_El_Greco.jpg


O Enterro do Conde de Orgaz (1586–1588, óleo sobre tela, 480 × 360 cm, Santo Tomé, Toledo), é o trabalho mais conhecido de El Greco, ilustra uma popular lenda local. Pintura excepcionalmente grande, é claramente dividida em duas zonas: a superior, divina, e a terrena, abaixo. Entretanto, não há um linha divisória demarcando esta dualidade, as zonas superior e inferios se confundem na composição.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:El_Greco_-_The_Burial_of_the_Count_of_Orgaz.JPG

Sabrina e Maysa - 2º EM B
10:54 - Terça Feira 11/03/08

Anônimo disse...

Caravaggio


Michelangelo Merisi da Caravaggio (29 de Setembro de 1571 – 18 de Julho de 1610) foi um artista Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília entre 1593 e 1610. Ele é normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante.

Mesmo quando ainda vivo, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante, e perigoso. Ele surgiu na cena da arte romana em 1600, e depois disso nunca lhe faltaram comissões ou patronos, porém ele lidou com seu sucesso atrozmente. Uma nota precocemente publicada sobre ele, datada de 1604 e descrevendo seu estilo de vida três anos antes, descreve como "após uma quinzena de trabalho, ele irá vagar por um mês ou dois com uma espada a seu lado e um servo o seguindo, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em uma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo." (Floris Claes van Dijk, contemporâneo de Caravaggio em Roma em 1601). Em 1606 ele matou um jovem durante uma luta e fugiu de Roma com a cabeça a prêmio. Em Malta, em 1608, ele envolveu-se em outra luta, e mais outra em Nápoles em 1609, possivelmente um atentado premeditado contra sua vida por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, ele estava morto.

Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o ministério de Jesus que aconteceu exatamente entre pescadores, lavradores e prostitutas.

Caravaggio levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta fisgada morta do rio Tibre para pintar a Morte da Virgem.


Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma.

A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombras e luz é uma das coisas mais marcantes em seus quadros que de certa forma nos atrai para dentro da cena como fica bem demonstrado pela A Ceia em Emmaus. Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou recebeu um nome específio: tenebrismo.

No fim do Renascimento os grandes mestres como Michelangelo Buonarroti (este sim aquele que todos chamamos de Michelangelo) caminhavam para uma visão mais obscura e realista das escrituras sagradas como se vê principalmente nos quadros A Conversão de São Paulo e a Crucificação de São Pedro, ambos de Michelangelo.

Caravaggio pintou versões próprias destes quadros que servem bem para exemplificar como ele foi capaz de igualar, senão superar seus mestres:

No dia 10 de Novembro de 2006, um quadro do pintor foi encontrado na coleção da Rainha Elizabeth II de Inglaterra e autenticado depois de ser submetido a uma análise tecnica de seis anos para ser considerado original. Até então era considerado uma cópia.

Natally e José
2º B

S2

Anônimo disse...

Tintoretto começou ajudando o pintor Schiavone, seu amigo, a decorar paredes. Na sequência conseguiu encomendas para seu próprio trabalho. Seus dois primeiros trabalhos foram murais descritos como A Festa de Balthasar e Carga de Cavalaria, sem maiores notícias. Seu primeiro trabalho a ter repercussão foi um retrato dele e seu irmão com um efeito noturno, como os anteriores também perdido. Uma das pinturas iniciais ainda existentes está na igreja de Carmine, em Veneza, a Apresentação de Jesus no Templo. Em São Benedito estão A Anunciação e Cristo e a Mulher de Samaria. Para a Escola da Trindade (na verdade um hospital e asilo em Veneza) ele pintou quatro passagens do Gênesis, duas delas, Adão e Eva e Morte de Abel, atualmente na Academia Veneziana, mostram um trabalho nobre de alta maestria, que não deixam dúvidas que Tintoretto nessa época já era um pintor consumado, um dos poucos que conseguiram reconhecimento sem um aprendizado formal.No ano em que se teve concretizado, mesmo que incerto, o quadro terá formado um grande escândalo na arte italiana. Tal reacção teve origem no tema da tela, que se baseia na decepção de Vulcano relativamente à sua amada eterna, Vénus. Resumidamente, Vulcano surge por baixo de uma mesa, coberta por uma capa de cetim melância, e surpreende a sua amada Vénus, sobre uma pequena cama de descanço deitada, a cometer adultério com Marte. O único que se dá conta da presença indesejada de Vulcano é o pequeno cão de Vénus. Esta história mítica deu que falar; mesmo assim, ninguém adivinharia que um pintor fôsse recrear a cena numa tela assim tão... eroticamente. De facto, à tela não faltam, deveras, erotismo e sensualidade, combinados com requintes de atrevimento. Mas, crê-se que o quadro não poderia ser pintado de outra forma que não esta, que se tem como uma das melhores recriações de cenas mitológicas de todos os tempos.

Concretizado mais ou menos a meio da vida do seu autor, o quadro é caracterizado pelo vulgar estilo de Tintoretto, quase imutável durante todo o seu percurso artístico. Tintoretto era notável na concepção de tecidos, dos trajes, e tem a particularidade de retratar sem semelhante - senão os flamengos, em quem se inspirou brevemente - interiores de casas da bela Itália. Dava uma sensação realista, profundamente, combinada com aquelas aspirações maneiristas e até mesmo barrocas. Sim, o Barroco já se fazia sentir e emergia a bom ritmo na arquitectura europeia, aquando da concepção desta tela.
Ass:Barbosao do 2-B

Anônimo disse...

Diego Velásquez e os tempos do barroco

elásquez, pintor da corte espanhola do século XVII, foi um dos maiores artistas de todos os tempos. Mesmo vivendo em meio aos fidalgos cortesãos, não deixou de inspirar-se em figuras populares para compor seus magníficos quadros que tornaram-se representação viva da sociedade castelhana daquele tempo.
Os quadros de Velásquez parecem respirar e falar. Os rostos são
animados, seus retratos, são verdadeiros quadros vivos.
Velásquez foi um dos homens mais satisfeitos de sua época.
Aceitava com naturalidade sua posição no palácio, pintava humildemente,
silenciosamente, brilhantemente. Era o mestre dos detalhes simples e a luz
era a principal personagem de seus quadros.
Aos 60 anos o Rei lhe concedeu patente de fidalguia espanhola e tornou-se
nobre. Nada mudou. Velásquez continuou pintando a alma dos homens
quaisquer que fossem suas condições sociais. Era sinceramente religioso
e sempre que podia e conseguia, pintava cenas sagradas.
Morreu no auge da glória aos 61 anos. Sua mulher o seguiu, somente uma
semana depois. O Rei fez-lhe um esplêndido funeral e depois autorizou o
Conselho Real a não entregar aos filhos os milhares de Ducados que lhes
eram devidos pelo trabalho do pai.

http://biografias.multiply.com/photos/album/11/Velasquez
www.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/10/24/002.htm - 21k -

Andre Luiz Melo ALM 10

Anônimo disse...

No ano em que se teve concretizado, mesmo que incerto, o quadro terá formado um grande escândalo na arte italiana. Tal reacção teve origem no tema da tela, que se baseia na decepção de Vulcano relativamente à sua amada eterna, Vénus. Resumidamente, Vulcano surge por baixo de uma mesa, coberta por uma capa de cetim melância, e surpreende a sua amada Vénus, sobre uma pequena cama de descanço deitada, a cometer adultério com Marte. O único que se dá conta da presença indesejada de Vulcano é o pequeno cão de Vénus. Esta história mítica deu que falar; mesmo assim, ninguém adivinharia que um pintor fôsse recrear a cena numa tela assim tão... eroticamente. De facto, à tela não faltam, deveras, erotismo e sensualidade, combinados com requintes de atrevimento. Mas, crê-se que o quadro não poderia ser pintado de outra forma que não esta, que se tem como uma das melhores recriações de cenas mitológicas de todos os tempos.

Concretizado mais ou menos a meio da vida do seu autor, o quadro é caracterizado pelo vulgar estilo de Tintoretto, quase imutável durante todo o seu percurso artístico. Tintoretto era notável na concepção de tecidos, dos trajes, e tem a particularidade de retratar sem semelhante - senão os flamengos, em quem se inspirou brevemente - interiores de casas da bela Itália. Dava uma sensação realista, profundamente, combinada com aquelas aspirações maneiristas e até mesmo barrocas. Sim, o Barroco já se fazia sentir e emergia a bom ritmo na arquitectura europeia, aquando da concepção desta tela.Tintoretto começou ajudando o pintor Schiavone, seu amigo, a decorar paredes. Na sequência conseguiu encomendas para seu próprio trabalho. Seus dois primeiros trabalhos foram murais descritos como A Festa de Balthasar e Carga de Cavalaria, sem maiores notícias. Seu primeiro trabalho a ter repercussão foi um retrato dele e seu irmão com um efeito noturno, como os anteriores também perdido. Uma das pinturas iniciais ainda existentes está na igreja de Carmine, em Veneza, a Apresentação de Jesus no Templo. Em São Benedito estão A Anunciação e Cristo e a Mulher de Samaria. Para a Escola da Trindade (na verdade um hospital e asilo em Veneza) ele pintou quatro passagens do Gênesis, duas delas, Adão e Eva e Morte de Abel, atualmente na Academia Veneziana, mostram um trabalho nobre de alta maestria, que não deixam dúvidas que Tintoretto nessa época já era um pintor consumado, um dos poucos que conseguiram reconhecimento sem um aprendizado formal.

[editar] Escola de São Marcos

Anônimo disse...

o meu é meu e o André Rosa

esqueci de colocar o nome dele....


abração



ass:Moiséis

Anônimo disse...

ei!

vamos fazer esse blog ir pra frente!

professor poste algo!