quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Pequena apresentação do Barroco



• Origem e Difusão do Barroco


Rompendo os padrões estabelecidos pela escola classicista do Renascimento, surge em fins do século XVI uma nova tendência nas artes. É a escola denominada “Barroca”, enfática, violenta, agitada, que domina todo o século seguinte. Procura fundir elementos da arte gótica e renascentista, rompendo ao mesmo tempo os valores aceitos. Abandona o senso de equilíbrio geométrico, buscando despertar surpresa e emoções. Neste intuito, foi pesquisada a utilização de efeitos “Pictóricos”. Michelangelo é considerado por muitos precursor do barroco, pois já apresenta a força de expressão necessária para a obtenção de tais efeitos.


Por intermédio de complexos jogos especiais de luz e sombra, era obtido o contraste de diversos relevos de uma escultura. As proporções da figura humana, foram por vezes distorcidas para avivar a dramaticidade. Nesta linha, originam-se estilos particulares, influenciados por características regionais. O estudo da iluminação (luz e sombra) e da variedade de materiais utilizáveis no trabalho do escultor como preocupação central, a fim de que fossem obtidos os melhores efeitos, foi de uma importância determinante para os artistas dos séculos seguintes. Além de Michelangelo, Tintoretto e Ticiano também marcaram o início do barroco.


O novo estilo se definiu e se firmou, à atuação da Igreja Católica que teve seu prestígio abalado pela Reforma Protestante. O Concílio de Trento, dita normas para a arte religiosa, substituindo o humanismo renascentista pela busca dos valores sobrenaturais e religiosos. Embora tenha produzido excelentes obras no urbanismo e construção civil, o barroco se sobressai na arte religiosa.


*



Seja quais forem as definições do Barroco, é sempre útil refletir sobre a situação de estilo pós-renascentista.
Opondo-se ao Classicismo de linhas retas e sóbrias, ao seu senso de equilíbrio, simetria, claridade e harmonia, o Barroco apresenta-se como um estilo retorcido, todo feito de tensão, conflito, oposições, assimetria, linhas curvas, exageros, jogo de contraste entre o claro e o escuro, riqueza de detalhes e forte sensorialismo.
O estilo Barroco se instalou mais profundamente em países europeus-latinos, organicamente preso à Contra-Reforma e em luta com o crescente racionalismo na Inglaterra, na Holanda e na França.
A atmosfera do Barroco está saturada pela experiência do Renascimento e herda suas formas de evolução maduras e crepusculares: o classicismo e o maneirismo.
É suposto no artista barroco um distanciamento da realidade e do saber positivo, entende-se que a natureza e o homem se constelassem em sua fantasia como quadros fenomênicos instáveis. Imagens e sons se mutuavam de diversas maneiras sem que pudesse determinar com certo rigor o peso do idêntico.
As obras Barrocas vão construindo imagens a ponto de criarem no espectador uma imaginação estética em função de analogias sensoriais. O orvalho e a pele clara podem valer pelo cristal; o sangue pelo cravo ou pelo rubi; o espelho pela água pura ou pelo metal polido. No mundo do afeto, “as semelhanças” envolvem os contrastes de modo a camuflar toda percepção nítida das diferenças objetivas:

“Incêndio em mares d’água disfarçado,
Rio de neve em fogo convertido” (Gregório de Matos)

A mesma coisa acontece no processo de identificação (ilusão sensorial-não racional) dos jogos de palavras, nos trocadilhos e nos enigmas, fundados na similidade da imagem sonora de termos semanticamente díspares:
“Jaz a ilha chamada Itaparica
A qual no nome tem também ser rica” (F. Manuel Itaparica)

Características formais da transição do Clássico ao Barroco:
- do linear ao pictórico;
- da visão de superfície à visão de profundidade ;
- da forma fechada à aberta;
- da clareza absoluta dos objetos à clareza relativa.

12 comentários:

Unknown disse...

hahahahahha
O cara enfio o dedo em Jesus....
Muito legal o quadro!!

Abraço!!
Só eu postei aqui!!

A tarefa vai postar quando??

Abraço
Karl

Ramon disse...

A galera está um pouco devagar ainda, mas daqui uns dias vão entrar mais no blog.
Vejam também: ensinodearte1em.blogspot.com
ensinodeliteratura1em.blogspot.com
*a galera dos primeiro anos já tem trabalhos lá, dá pra assistir se quiser.

Anônimo disse...

Eu não infiava o dedo na barriga do cara, nem que fosse Jesus!

dá até um ruim de vê!
:O

(Y)

Anônimo disse...

no site www.suapesquisa/barroco vc pode encontrar o significado da palavra eu entrei e o site é super legal.

bjs e abraços

e a proposito gostei muito do texto bem completinho e bem digitado
ana paula
4/3 11:00

Anônimo disse...

Oii Ramon

;)

O blog está ficandoo bem supimpa!!

Sabemos que o Barroco está muito presente nas antigas construções como a Igreja São Francisco em Ouro Preto; também há muita influencia de Aleijadinho que é considerado o maior expoente do estilo barroco nas Minas Gerais (barroco mineiro).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho

Horário:11:05
Data:04/03/08


Abraços!!

Fernando; Rafael; Patrick


;)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oi ramonnnnnnnn ehehehe td bem??? eheheheheh adorei u saity, bjus!

Anônimo disse...

oi Ramonnnn :D
adoro suas aulinhas
beijos s2

Anônimo disse...

eu detestei o dedo na bariga ferida de jesus

po prof isso é muito estranho da proxima vez coloque um quadro mais alegre ou mais bonitinha

ana paula

Anônimo disse...

Os principais artistas do Barroco é
Gregório de Matos (Boca do
Inferno)faz poesias satíricas, e o sacro Padre Antonio Vieira com seus sermões.

Embora tenha o Barroco assumido diversas características ao longo de sua história, o seu surgimento está intimamente ligado à Contra-Reforma. A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja converte-se numa espécie de espaço cénico, num teatro sacrum onde são encenados os dramas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco
04/03/08 hora:11:10

Letícia , Priscila e Renan

Anônimo disse...

oi ramon :D
Então, nós não gostamos muito da foto, preferimos imagens sobre esculturas barrocas como tem no site: http://artebarroca.com.br/


Também achamos interessante o site: http://www.starnews2001.com.br/aleijadinho/galeria_barroco.html

Thinaly e Rafaela ;D

Anônimo disse...

oi ramon :D
Então, nós não gostamos muito da foto, preferimos imagens sobre esculturas barrocas como tem no site: http://artebarroca.com.br/


Também achamos interessante o site: http://www.starnews2001.com.br/aleijadinho/galeria_barroco.html

Thinaly e Rafaela ;D

dia 04 de março, 11:16.